terça-feira, 10 de agosto de 2010
Aprenda a reciclar o óleo dos seus fritos !
Sempre que fazemos fritos, deitamos o óleo na pia ou pelo ralo do esgoto. Sem saber, estamos a contaminar as águas residuais e a entupir a rede de esgoto. Para retirar o óleo e desentupir a canalização, são utilizados produtos químicos altamente tóxicos, o que acaba por criar uma cadeia muito nociva a nós mesmos, além de causar danos irreparáveis ao meio ambiente. A presença de óleos e gorduras na rede de esgoto gera graves problemas de higiene e mau cheiro.
Então o que fazer com o azeite e o óleo de cozinha já utilizados? Basta apenas encher garrafas vazias com o óleo dos fritos, fechá-las e colocá-las no oleão ou óleo-ecoponto. Já existem alguns óleo-ecopontos disponíveis. Se não encontrar nenhum óleo-ecoponto perto de sua casa, coloque no lixo normal, mesmo que não seja feito nenhum processo de triagem, ou seja, não se proceda à separação dos materiais depositado, é preferível, desde que em pequenas quantidades, colocar as gorduras alimentares numa garrafa ou saco de plástico e depositar no lixo comum, pois este na área de influência da Valorsul (Municípios de Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira) são incinerados (queimados a altas temperaturas). No caso de ser um grande produtor de óleos alimentares usados, por exemplo, um restaurante ou cantina, a legislação obriga ao seu correcto encaminhamento para tratamento, o que consiste em ser retomado por empresas acreditadas. Aconselhamos, nesta situação a procurar e consultar a legislação em vigor sobre esta matéria.
Procurando minimizar o impacto do descarte de óleo comestível usado no meio ambiente e na saúde humana e também, porque não, economizar, desenvolveu-se no curso de Engenharia Ambiental orientado pela Profª Doutora Rosana M. Alberici, uma receita prática e barata de sabão caseiro, obtidas da memória das mulheres do meio rural e de antigas anotações. É muito fácil fazer sabão caseiro. O sabão confeccionado apresenta um aroma de erva-doce obtido pela adição de 5 ml de óleo essencial extraído da planta FUNCHO (Foeniculum vulgare L.).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário