o Blog Criar Recriando elaborou uma atividade para os blogs participantes fazer..
os blogs tem que responder a seguinte pergunta: Qual foi o processo químico responsável pela tragédia no Morro do Bumba em Niterói ?
-------------------------------------------------------------------------------------------------
O morro do bumba, é de fato um lixão desativado desde 1981, desde sua desativação na elevação formada pela acumulações de residuos foram construídas habitações, além da instabilidade do terreno, a decomposição do lixo resulta na produção de metano e de chorume.
• A chuva forte contribuiu para encharcar o solo e provocar o deslizamento. De acordo com os estudiosos, ainda que fosse um aterro sanitário com tratamento de lixo, sistema de drenagem de gás e chorume, o terreno jamais poderia receber construções, por questões estruturais, de saúde pública e até riscos de explosões provocadas pela decomposição do material orgânico que produz o gás metano.
Segundo o Oceanógrafo David Zee, classificou o ocorrido como resultado de mudanças globais que têm efeitos locais, De acordo com esse cientista, o desvio do córrego de Guararapes foi um fator fundamental para a série de deslizamentos. O córrego foi desviado para um desenvolvimento no pico do morro. Desde então, a água vazando tem sido gradualmente filtrada, colaborando para a erosão do solo.
E segundo o presidente do Conselho Regional de Engenharia (Crea), Agostinho Guerreiro, as áreas de lixão são como terra fofa e não oferecem sustentação adequada para construções. “A estrutura das construções não têm como se firmar nesses terrenos frágeis. Quando há chuva forte, o solo fica alagado e mais pesado e, no caso de áreas em declive, fica mais propenso ao deslizamento”.
Mas segundo o geógrafo Marcelo Motta, fazendo de um grupo de trabalho chamado pela prefeitura de Niterói para analizar as causas doo deslizamento no Morro do Bumba, afirmou que a presença do lixo foi fundamental para o incidente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário