sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Atividade - Reciclagem de Lixo Eletrônico.

Atividade valendo 20 pontos.
Perguntas: Lixo Eletrônico recicla ? Como é feito esse trabalho ?

Sim, lixo eletrônico recicla.
A reciclagem consiste em separar os materiais que compõem um objeto e prepará-los para serem usados novamente como matéria-prima dentro do processo industrial. Nem sempre a reciclagem se destina à reinserção dentro do mesmo ciclo produtivo: um computador reciclado pode gerar materiais que vão ser utilizados em outras indústrias.
A princípio existem pouquíssimas empresas no Brasil que realizam todo o processo de separação e preparação de materiais para a reciclagem.
Também existem empresas estrangeiras que realizam a captação no Brasil, mas levam o material para ser processado fora.

- Processo de separação de empresas no Brasil: os plásticos vão para empresas recicladoras, os tubos dos monitores são cortados em via úmida e geram óxidos metálicos, as placas passam por moagem e separação química e depois banho e separação interna para retirar os metais que estão agregados na matéria-prima. Todo o processo é químico. Após o reprocessamento dos resíduos tecnológicos, são obtidos sais e óxidos metálicos que serão utilizados nas indústrias de colorifício, cerâmicas, refratárias e indústrias químicas.

- Processo de separação de empresas estrangeiras: Primeiramente separam a sucata eletrônica por classe, efetuam a destruição através da moagem e exportam para a usina. Lá é feita uma desintoxicação (processo de elevação de temperatura em câmara selada a 1200C° e resfriamento em 4 segundos para 700C°), filtragem de dioxinas, liqüidificação, separação por densidade, separação por eletrólise, decantação, refinagem, solidificação em barras.

Esses são os processos de reciclagem do lixo eletrônico.
E, por fim, encontrei nomes de algumas empresas que fazem esse tipo de reciclagem.

- TGC Recycling
- Suzaquim
- Cimelia
- Umicore
- Noranda

Informações tiradas do site: http://lixoeletronico.org/blog/o-ciclo-do-lixo-eletr%C3%B4nico-3-reciclagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário